5 DE OUTUBRO DE 1910

Em 1908 Portugal e o mundo estavam em choque. A 1 de Fevereiro daquele ano, em Lisboa, no Terreiro do Paço, o Rei D. Carlos e o seu filho herdeiro, D. Luís Filipe, foram assassinados a tiro no coche que os fazia regressar (juntamente com a rainha D. Amélia e o príncipe D. Manuel) de Vila Viçosa. D. Manuel (II) viu-se assim forçado a a assumir o trono aos 19 anos. O reinado só durou 2 anos. D. Manuel II, assim como a sua mãe, foi forçado a abandonar o país e exilou-se em Inglaterra.

A revolução de 5 de Outubro juntou carbonários, maçons e até monárquicos descrentes. No entanto, apesar de o objectivo principal ter sido alcançado, existiu muita desorganização, confusão e até mortes que não era suposto acontecerem. No dia 3 de Outubro, Miguel Bombarda o famoso psiquiatra que lutou arduamente pelo regime republicano, foi assassinado por um doente mental horas antes do início da revolução.

No dia 4 de Outubro os civis carbonários não cumpriram as instruções militares. Republicanos mediáticos (como José Relvas), preferiram não sair de casa. Na Cavalaria 2 o sargento não conseguiu segurar a maioria dos efectivos da Infantaria 2; desse modo, os civis da Cavalaria 2 decidiram que não deviam obedecer a uma ordem superior, optando então por fazer um piquenique no Colégio Militar!

João Vasco Almeida e Rui F. Baptista, no livro “Os 12 erros que Mudaram Portugal”, revelam que na madrugada e no dia da mudança, o Vice-almirante Cândido dos Reis foi vítima de uma informação errada. Um dos homens mais empenhados pela implementação da República, e que já tinha um histórico de duas revoltas (sem êxito) teve um triste fim: “Às primeiras horas da manhã daquele dia 5 de Outubro, depois de receber informações contraditórias sobre a evolução da rebelião, acabaria por se matar numa casa abandonada, numa travessa à avenida que hoje ostenta o seu nome, em Lisboa”.

Os 800 anos de Monarquia terminaram a 5 de Outubro. Neste dia, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, era anunciado o novo regime português: a República.

Foto de capa: Revolução de Cinco de Outubro de 1910, o acampamento dos revolucionários na Rotunda (actual Marquês de Pombal), por Joshua Benoliel

Vídeo: dur. aprox.: 45 min. Companhia de Ideias/RTP2.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s